Menos encargos: entenda como o SINCAF ajuda o empresário local

A representação sindical patronal é uma importante ferramenta para a sociedade. Por meio de um sindicato, os empresários apresentam suas posições a respeito de medidas que envolvam seus negócios. Assim, a representatividade se torna importante também para os segmentos envolvidos.

O SINCAF disponibiliza aos empresários uma assessoria técnica que atua em favor dos seus oito segmentos atendidos. Exemplo disso é a participação no Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST).  A bancada patronal no grupo tem no SINCAF um dos mais atuantes integrantes.

Por meio de sua assessora técnica, Mary Dalva Leme Fiorentini, o SINCAF obteve dois avanços significativos. Um deles foi ampliar a importância do tema “Segurança do Trabalho” entre os empresários e gestores dos associados, visto que houve mudanças significativas nessa área.

Pontualmente, o RAT (Risco Ambiental do Trabalho) apresentou uma redução significativa em Limeira na área da construção. O RAT é uma contribuição paga pelo empregador para cobrir os custos da Previdência Social com vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

A visão prevencionista adotada pelo SINCAF fez com que a contribuição previdenciária seja menor para as empresas do setor em Limeira, na comparação com a mesma contribuição em outros municípios.

Imóvel

Outra ação do SINCAF envolveu dúvidas de uma empresa a respeito do IPTU.  O empresário buscou auxílio no SINCAF, que o assessorou perante a prefeitura, resultando na depreciação do valor venal do imóvel, o que reduziu o imposto a ser pago – tudo de acordo com normas tributárias.

Em 2019, a representação do SINCAF estará ocupando a presidência da Comissão Municipal de Emprego (CME), junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, trazendo boas perspectivas de avanço na capacitação da mão-de-obra e integração com o Sistema "S", ações que favorecerão a empregabilidade assistida pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). 

Convenções coletivas

Mary destaca ainda a questão das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), negociadas pelos dois sindicatos – o  Siticecom, pelos trabalhadores, e o SINCAF, representando os empregadores. Nos últimos 17 anos, “as negociações são discutidas à exaustão, até o bom termo equilibrado”, relata Mary. Esse resultado surge porque há o máximo empenho de ambas as partes nas relações.

A prática da negociação evitou a ocorrência de greves nas empresas e confrontos na Justiça, dando maior segurança jurídica para atuação na gestão de Recursos Humanos das empresas.

Por isso, a  inexistência de um sindicato patronal na cidade tornaria essas conquistas praticamente inviáveis. "Em caso de dúvida, o empresário deve nos procurar, já que podemos avaliar as ações necessárias. Algumas delas são pontuais, mas geram práticas que beneficiam as empresas como um todo", afirmou o presidente do SINCAF, Mário Sérgio Lala.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA